“O Legislativo não pode fugir à sua obrigação de melhorar as leis, de expor as ligações do crime organizado com os poderes constituídos, de debelar essas facções que têm dominado o país com medo e terror”, afirmou o deputado federal Alfredo Gaspar (União – Alagoas), anunciando que já protocolou o pedido para a instalação da CPI do Crime Organizado na Câmara dos Deputados.
Durante as últimas duas semanas, o deputado alagoano obteve o apoio de 177 parlamentares para a instalação da Comissão, que agora depende da presidência da Casa para ser instalada. No requerimento de número 9/2023, ele solicita a criação da Comissão, composta por 30 membros titulares e igual número de suplentes, com o objetivo de investigar, em até 120 dias, o crime organizado e sua ligação com o aumento dos índices de homicídios e atos de violência em todo o Brasil.
Conforme indicam os números do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil tem mais de 53 facções criminosas, presentes em todos os estados e no Distrito Federal. “A sociedade brasileira está refém das organizações criminosas. O Brasil se transformou num país que é o segundo maior consumidor de drogas do mundo. Famílias são destruídas. Pessoas são assassinadas diariamente. Somos campeões absolutos em morte. Esse é o retrato que se espalha em todos os estados do Brasil. Por isso, é urgente investigarmos e aprofundarmos o debate sobre esse tema”, destacou.
No plenário da Câmara, o deputado Alfredo Gaspar fez um apelo à presidência da Casa: “Instale a CPI do crime organizado, e vamos salvar o país desses vagabundos! Nesta casa, tem homens e mulheres de coragem para mudar a realidade do nosso país”.