Biografia

Uma trajetória de vida voltada para combater o crime organizado, a corrupção e pelo fim da impunidade. É assim, que tem sido o caminho profissional traçado pelo deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça Neto. Nascido em Maceió, no dia 13 de agosto de 1970, foi promotor de Justiça durante 24 anos, duas vezes procurador Geral de Justiça do Ministério Público de Alagoas e duas vezes secretário de Segurança Pública do Estado de Alagoas.

Filho mais novo de Carlos Alberto Pinheiro de Mendonça, ‘’in memoriam’’ e Felina Teixeira Gama de Mendonça, é casado com Adriana Andrade de Mendonça, e pai de Ana Luísa Andrade de Mendonça, “ in memoriam”, de Catarina Andrade de Mendonça e de Carlos Alberto Pinheiro de Mendonça Neto. Gaspar também é avô da pequena Maria Luísa.

Antes de ingressar na vida política, iniciou sua vida profissional com a aprovação em concurso público de provas e títulos, para o cargo de Promotor de Justiça do Estado de Alagoas. Alfredo Gaspar obteve a 6ª colocação, após o concurso realizado pela Fundação Carlos Chagas. Foi nomeado em 08 de abril de 1996, para a Promotoria de Justiça da cidade de Maravilha/AL. Também teve passagem pelos municípios de Poço das Trincheiras, Ouro Branco, Palmeira dos Índios, além de ter exercido seu ofício em várias promotorias especializadas da capital alagoana.

Sempre empenhado no combate ao crime organizado, violência e corrupção, compôs o Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos. É pós-graduado em Direito Público e foi professor de direito penal.

Por duas vezes, o então promotor de Justiça coordenou o Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) do Ministério Público de Alagoas, cuja missão principal é investigar organizações criminosas ligadas a assassinatos, tráfico de drogas e armas e quadrilhas especializadas em desviar recursos públicos.

Na condição de representante do MP de Alagoas, participou das investigações de casos de grande repercussão no estado, se notabilizando pelo combate sistemático à corrupção.

Em 2017, o promotor de Justiça passou a comandar o Ministério Público de Alagoas, consolidando-se como candidato único na eleição para comandar a Procuradoria Geral de Justiça. Por aclamação de seus colegas procuradores e promotores do MPAL, foi conduzido ao cargo que ocupou por duas vezes.

Alfredo Gaspar também foi eleito presidente do Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado (GNCOC), sendo o primeiro alagoano a ocupar tão importante cargo no cenário nacional.

Com um perfil combativo, e sempre buscando realizar ações que possam mudar a vida dos alagoanos, decidiu em 2020, deixar o Ministério Público para concorrer a vaga de prefeito de Maceió. Foi o mais votado no primeiro turno, mas não obteve a vitória no segundo turno.

Segurança Pública – Por duas vezes, assumiu o desafio de comandar a Secretária de Segurança Pública de Alagoas. A primeira vez foi em 2015, quando conseguiu se afastar do cargo de promotor de Justiça, e de forma ainda mais combativa atuou contra à criminalidade do Estado. Liderando as forças policiais, conseguiu diminuir os índices de violência, alcançando a maior queda no número de Crimes Violentos Letais e Intencionais em Alagoas e Maceió. Ficou na pasta até 2016, quando voltou para o Ministério Público após uma decisão do Supremo Tribunal Federal que proibia que membros de Ministério Público assumissem cargos no Poder Executivo.

Após decidir deixar o MPAL e disputar à eleição de prefeito, Alfredo Gaspar retornou em 2021, para a Secretaria de Segurança Pública com a missão de reduzir ainda mais os índices de criminalidade.

Com sua liderança e o empenho contínuo das forças de segurança, Alagoas alcançou em 2021 a maior redução de homicídios da década.

Deputado Federal – Em janeiro de 2022 decidiu deixar a Secretaria de Segurança Pública para participar do pleito eleitoral e concorrer ao cargo de Deputado Federal. Com o apoio dos alagoanos e alagoas, foi eleito o segundo deputado mais votado do Estado com 102.039 votos e o primeiro deputado mais votado da capital alagoana, Maceió.

Com uma bagagem combativa e atuante, Alfredo Gaspar chega à Câmara Federal com a missão seguir honrando os alagoanos e alagoanos de bem, buscando ferramentas que garantam o fim da impunidade e da corrupção. Além da liberdade do povo brasileiro e o combate à violência.

Já no início da legislatura, o parlamentar que integra o União Brasil Alagoas, conquistou o cargo de vice-líder do partido na Câmara, é membro titular das Comissões de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) e Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN). Além de integrar as Comissões de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial (CDHMIR) e Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO).