O deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL) já iniciou o ano legislativo protocolando um requerimento de pedido de informação ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, sobre as políticas públicas planejadas na área da segurança pública para prevenção e combate à corrupção e ao crime organizado. Essa é a primeira cobrança pública feita pela Câmara para o novo ministro de Lula e leva em conta as diretrizes que serão adotadas pelo sucessor de Flávio Dino.
Experiente na área da segurança pública, Alfredo Gaspar argumenta no requerimento que os dados sobre segurança apresentados por Flávio Dino não foram convincentes para a população e destaca que, embora as estatísticas apontem uma redução de 4,17% nos crimes violentos letais intencionais, a sensação de segurança permanece insatisfatória entre os brasileiros.
“A passagem do comando da pasta não pode ser comemorada como tendo sido uma gestão proveitosa, haja vista a insatisfação da maioria dos brasileiros, bem como os casos concretos de violência que assolaram o país em 2023”, ressalta o parlamentar.
Entre os outros pontos questionados à Lewandowski pelo deputado alagoano estão: “Quais suas metas? Quais políticas e medidas serão adotadas para que o brasileiro volte a se sentir seguro? Como serão combatidos os avanços do crime organizado? Como será tratada a questão dos presídios federais e da ação das facções criminosas? Quais medidas serão adotadas para dirimir a corrupção?”, traz o documento.