Alfredo Gaspar toma posse em Brasília e garante atuação firme pela defesa de Alagoas

O deputado Federal por Alagoas Alfredo Gaspar (União Brasil) tomou posse nesta quarta-feira (01), na Câmara dos Deputados, em Brasília-DF. A solenidade contou com a presença de familiares, amigos e apoiadores do parlamentar, que reforçou seu compromisso com o estado e com o país.

“É um momento de muita emoção. Ser conduzido ao Congresso Nacional pelo povo do meu estado, com mais de 102 mil votos conscientes, me dá a liberdade de chegar em Brasília de cabeça erguida, com coragem e determinação para fazer um grande trabalho por Alagoas e pelo Brasil”, afirmou o deputado.

Sobre o ano legislativo que começa, o parlamentar alagoano comentou que existem muitas matérias importantes a serem discutidas de forma séria e célere, para que possam ser atendidos os anseios da sociedade.

Com uma vasta experiência na vida pública, Alfredo Gaspar foi promotor de Justiça, procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Alagoas e, por duas vezes, Secretário de Segurança Pública do estado. Atuou no combate ao crime organizado e na defesa da família.

“Por onde passei, sempre dei o melhor de mim, e assim também será na Câmara dos Deputados. Vou seguir trabalhando de forma séria, honesta e com muita vontade de apresentar resultados que modifiquem a vida da população para melhor. Podem contar com meu empenho”, garantiu o Alfredo Gaspar.

Caminhada até a vida política

Alfredo Gaspar de Mendonça Neto foi promotor de Justiça do Ministério Público Estadual de Alagoas, onde atuou em diversas cidades do estado. Foi coordenar do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (GECOC) do Ministério Público de Alagoas, que tinha como missão principal investigar organizações criminosas ligadas a assassinatos, tráfico de drogas e armas e quadrilhas especializadas em desviar recursos públicos.

Em 2015, foi secretário de Estado de Segurança Pública, sendo afastado temporariamente do Ministério Público para o Poder Executivo. Em março de 2016, após decisão do Supremo Tribunal Federal, que proibiu membros do Ministério Público de ocupar cargo político no âmbito do Executivo, retornou ao MP/AL. Por lá, ele se candidatou ao cargo de procurador-geral de Justiça, onde foi eleito por seus pares para comandar o órgão no biênio 2017-2018.

Em 2019, foi reconduzido para mais um biênio como procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Alagoas, onde permaneceu até março de 2020, quando pediu exoneração do cargo de promotor de Justiça.

Por sua atuação no combate à violência, Alfredo Gaspar foi eleito presidente do Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado (GNCOC), órgão vinculado ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça, sendo o primeiro alagoano a ocupar tão importante cargo.

Em 2020, concorreu à prefeitura de Maceió, mas não obteve êxito. Em 2021, retornou à Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, onde, graças a sua forte atuação, conseguiu diminuir os índices de violência. Na época, o estado era considerado o mais violento do país e sua capital, Maceió, a sexta mais violenta do mundo.

Em 2022, concorreu para deputado Federal pelo partido União Brasil, onde foi o segundo mais votado do Estado com 102.039 mil votos.